Livraria Cultura

sábado, 1 de setembro de 2012

Hum que delícia, estou tomando um saboroso suco de graviola....

A Graviola é uma fruta típica do Nordeste, apesar de ser originaria da Região das Antilhas, adaptou-se ao nosso solo e clima, sendo cultivada na Região Norte e Nordeste. Sua árvore dá fruto o ano inteiro e necessita de clima úmido para se desenvolver. A fruta madura se decompõe facilmente. 
Tem propriedades medicinais e é muito apreciada na culinária.
Possui muitas fibras e vitaminas B1, B2, Fosfóro e Cálcio,   rica em carboidratos, especialmente a frutose. 
Sua polpa é branca, suculenta ligeiramente ácida, sabor muito semelhante a fruta do conde e seus caroços são escuros. Em média pode atingir de 1 a 3 kgs, porém já teve frutos que chegaram a pesar 6 kgs. Sua árvore, a Gravioleira, mede em torno de 5mts.  
Muito aromática e saborosa, na culinária, é utilizada in-natura para fazer sorvetes, mousses, compotas, geleias, iogurtes, sucos, polpas, etc. 
No Nordeste utiliza-se o fruto verde como legume, preparando frito, assado ou cozido. 
 Na medicina alternativa, a Graviola é utilizada para problemas hepáticos, prisão de ventre, obesidade, no tratamento do câncer combate as células cancerígenas, tosse com catarro, e combate a depressão. Tem propriedades anti-inflamatórias  antirreumáticas e adstringente.
 Acredita-se que toda a planta tem propriedades medicinais, incluindo folhas, frutos, flores, raizes sementes e cascas. Porém ela não deve ser usada por mulheres grávidas, e com moderação pessoas com baixa pressão, uma vez que a planta possui propriedades vasodilatadora, hipotensoras e cardiodepressora. 
A Graviola recebe o nome cientifico de Annona Muricata L, no Brasil também é conhecida com Jaca do Pará ou Jaca de Pobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário