Livraria Cultura

sábado, 26 de setembro de 2009

Para adoçar o domingo....receita de mousse de Manga...Fácil e Gostoso! Hummmm



1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 folhas de gelatina sem sabor
01 limão (sumo)
3 unidades de manga em cubos
1/2 copo de yogurte natural (se quiser para ficar suave)
pedaços de manga para decorar
folhas de hortela.

Bata no liquidificador a manga, o sumo do limão e o leite condensado. Reserve. Bata o creme de leite até ganhar conscistência. Junte ao creme da manga. Dissolva a gelatina em um pouco de água morna. Junte tudo e coloque em forma refratária, ou taças individuais e leve a geladeira por aproximadamente 3 horas ou até ficar na consistência desejada. Quando for servir decore com os pedaços de manga e folhas de hortelã. Uma delícia!!!

Manga.... a rainha das frutas tropicais


A manga é considerada a rainha das frutas tropicais, pelo sabor e suculência, sendo a qualidade proporcionada pelos pomares do Brasil insuperável.Foi introduzida no Brasil pelos colonizadores que a trouxeram de Goa na Índia. A palavra manga vem do tamul, uma língua Índia, na qual a fruta é chamada mankay.

A manga in natura pode ser degustada de várias maneiras e com facilidade proporcionando prazer a quem a consome. Experimente também na forma de sucos e sobremesas, em saladas ou como molhos para carnes.

A manga, essencialmente uma fruta tropical, necessita de calor e sol durante todo o ano. No Brasil, as modernas técnicas de irrigação e produção integrada - caracterizada pelo uso mínimo e controlado de agroquímicos, que preserva o meio ambiente -, permitem a produção de frutas, com qualidade, características nutricionais e fundamentalmente saudáveis, tornando-as cada vez mais aceitas nos quatro cantos do mundo.

As primeiras plantações surgiram na década de 20, na Flórida, nos Estados Unidos. Hoje, é a variedade mais produzida em todo o mundo. No Brasil, onde a fruta responde por 80% da área cultivada, a tommy é usada para consumo natural e na produção de sucos e sorvetes

A oferta da manga brasileira para o consumo mundial é mais abundante de setembro a março. Existem cerca de quinhentas variedades de manga, entre as quais as mais conhecidas são:

MANGA ESPADA

Essa variedade alongada e achatada nos lados é considerada um dos tipos mais antigos do Brasil. Apesar de a polpa representar pouco mais da metade do peso do fruto (casca e semente respondem por 43% do total), a espada é uma das mangas mais consumidas no país por causa da grande produção e do preço baixo.


MANGA-ROSA

Originada em Pernambuco, a manga mais famosa do Nordeste deve seu nome à cor vermelho-rosada da casca. O fruto arredondado é bom para o consumo natural e rende bem em sucos, já que a polpa equivale a 67% do fruto. A variedade é muito vendida no Centro-Oeste e, claro, nas capitais nordestinas

MANGA BOURBON

Excelente para o consumo natural e industrializada como manga em calda, a bourbon é cheia de fibras e saborosa. Como na maioria das outras variedades, os teores de vitamina C são maiores entre os frutos verdes que nos maduros. Atualmente, a bourbon é popular em São Paulo e produzida principalmente no Centro-Oeste

MANGA CORAÇÃO DE BOI

Muito parecida com a manga-bourbon, tem forma de coração, grande, de cor amarelo-esverdeada e polpa sem fibra.


MANGA UBÁ

O nome dessa manga é uma homenagem à cidade de Ubá, em Minas Gerais, onde ela começou a ser cultivada. A mangueira que dá origem a esse tipo é bem produtiva, rendendo mais de mil frutos por ano. Bastante usada pela indústria de sucos, a ubá é uma das variedades que possui altos teores de vitamina C

MANGA COQUINHO

De cor verde-amarelada, pequena e arredondada, muito doce e quase sem fibras.

MANGA ADEN

Grande, de cor vermelho-amarelada, em forma de coração, doce e sem fibras.

As mangas, adaptadas totalmente ao clima e solo do Brasil, são produzidas especialmente na região nordeste do país. Prová-las é descobrir o real sabor e aroma dos trópicos.


Excelente fonte de vitaminas, sais minerais e fibras dietéticas esta suculenta fruta é recomendada para todas as idades. Utilizada em afecções pulmonares ( bronquite asmática, bronquite catarral e tosse), Gengivas inflamadas (gengivites, feridas na boca e no canto dos lábios). Úlceras de decúbito (escaras), úlceras varicosas.

Princípios ativos: Folhas e casca dos ramos contém óleo resina.

Fruto: vitaminas A, B, e C, celulose; fibras, sais minerais, proteinas, açucares e pigmentos.


Não é calórica como muitos pensam, situando-se entre a maçã e a cereja.

Prove a manga brasileira, uma fruta doce, polposa, atrativa e apetitosa, que proporciona um prazer sem igual.

Fontes: Brazilian Fruits; Variedades Brasileiras de Manga, de Luiz Carlos Donadio (ORG.); A Cultura da Mangueira, de Pedro Jaime de Carvalho Genú e Alberto Carlos de queiroz Pinto; Wikipédia; Mundo Estranho e Geocites.

Para homenagear o meu país que é lindo...Aquarela do Brasil - Ary Barroso

A canção "Aquarela do Brasil" recebeu esse título porque foi composta numa noite de 1939 na qual Barroso foi impedido de sair de casa devido a uma forte tempestade. Naquela mesma noite, também compôs "Três Lágrimas" antes que a chuva acabasse.

Antes de ser gravada, "Aquarela do Brasil", inicialmente chamada de "Aquarela Brasileira", foi apresentada pelo barítono Cândido Botelho no musical Joujoux e balangandans, espetáculo beneficente patrocinado por Darcy Vargas, a então primeira-dama. A canção foi originalmente gravada por Francisco Alves, com arranjos e acompanhamento de Radamés Gnattali e sua orquestra, e lançada pela Odeon Records naquele mesmo ano. Foi também gravada por Aracy Cortes e, apesar da popularidade da cantora, a canção não fez sucesso, talvez por não ter se adequado bem à voz dela.

O sucesso de "Aquarela do Brasil" demorou a se perpetuar. Em 1940, não conseguiu ficar entre as três primeiras colocadas no concurso de sambas carnavalescos, cujo júri era presidido por Heitor Villa-Lobos, com quem Barroso cortou relações, que só foram retomadas quinze anos depois, quando ambos receberam a Comenda Nacional do Mérito. O sucesso só veio após a inclusão no filme de animação Saludos Amigos, lançado em 1942 pelos Estúdios Disney. Foi a partir de então que a canção ganhou reconhecimento não só nacional como internacional, tendo se tornado a primeira canção brasileira com mais de um milhão de execuções nas rádios estadunidenses.

Devido à enorme popularidade conquistada nos Estados Unidos, a canção recebeu uma letra em inglês do compositor Bob Russell, escrita para Frank Sinatra em 1957. Desde então, já foi interpretada por cantores de praticamente todas as partes do mundo.

Durante a ditadura militar, Elis Regina interpretou aquela que talvez seja a versão mais sombria da canção, acompanhada por um coral que reproduzia os cantos dos povos indígenas do Brasil.

Em 2007, a cantora e compositora Daniela Mercury foi convidada para interpretar a canção ao final da cerimônia de abertura dos XV Jogos Pan-Americanos, que ocorreram na cidade do Rio de Janeiro.
Fonte - Wikipédia

Hoje quero homenagear você, que me presenteia com a sua visita. Nada melhor que Ray Coniff com Amigo. Obrigada, a sua visita é muito especial para mim