Livraria Cultura

sábado, 26 de setembro de 2009

Manga.... a rainha das frutas tropicais


A manga é considerada a rainha das frutas tropicais, pelo sabor e suculência, sendo a qualidade proporcionada pelos pomares do Brasil insuperável.Foi introduzida no Brasil pelos colonizadores que a trouxeram de Goa na Índia. A palavra manga vem do tamul, uma língua Índia, na qual a fruta é chamada mankay.

A manga in natura pode ser degustada de várias maneiras e com facilidade proporcionando prazer a quem a consome. Experimente também na forma de sucos e sobremesas, em saladas ou como molhos para carnes.

A manga, essencialmente uma fruta tropical, necessita de calor e sol durante todo o ano. No Brasil, as modernas técnicas de irrigação e produção integrada - caracterizada pelo uso mínimo e controlado de agroquímicos, que preserva o meio ambiente -, permitem a produção de frutas, com qualidade, características nutricionais e fundamentalmente saudáveis, tornando-as cada vez mais aceitas nos quatro cantos do mundo.

As primeiras plantações surgiram na década de 20, na Flórida, nos Estados Unidos. Hoje, é a variedade mais produzida em todo o mundo. No Brasil, onde a fruta responde por 80% da área cultivada, a tommy é usada para consumo natural e na produção de sucos e sorvetes

A oferta da manga brasileira para o consumo mundial é mais abundante de setembro a março. Existem cerca de quinhentas variedades de manga, entre as quais as mais conhecidas são:

MANGA ESPADA

Essa variedade alongada e achatada nos lados é considerada um dos tipos mais antigos do Brasil. Apesar de a polpa representar pouco mais da metade do peso do fruto (casca e semente respondem por 43% do total), a espada é uma das mangas mais consumidas no país por causa da grande produção e do preço baixo.


MANGA-ROSA

Originada em Pernambuco, a manga mais famosa do Nordeste deve seu nome à cor vermelho-rosada da casca. O fruto arredondado é bom para o consumo natural e rende bem em sucos, já que a polpa equivale a 67% do fruto. A variedade é muito vendida no Centro-Oeste e, claro, nas capitais nordestinas

MANGA BOURBON

Excelente para o consumo natural e industrializada como manga em calda, a bourbon é cheia de fibras e saborosa. Como na maioria das outras variedades, os teores de vitamina C são maiores entre os frutos verdes que nos maduros. Atualmente, a bourbon é popular em São Paulo e produzida principalmente no Centro-Oeste

MANGA CORAÇÃO DE BOI

Muito parecida com a manga-bourbon, tem forma de coração, grande, de cor amarelo-esverdeada e polpa sem fibra.


MANGA UBÁ

O nome dessa manga é uma homenagem à cidade de Ubá, em Minas Gerais, onde ela começou a ser cultivada. A mangueira que dá origem a esse tipo é bem produtiva, rendendo mais de mil frutos por ano. Bastante usada pela indústria de sucos, a ubá é uma das variedades que possui altos teores de vitamina C

MANGA COQUINHO

De cor verde-amarelada, pequena e arredondada, muito doce e quase sem fibras.

MANGA ADEN

Grande, de cor vermelho-amarelada, em forma de coração, doce e sem fibras.

As mangas, adaptadas totalmente ao clima e solo do Brasil, são produzidas especialmente na região nordeste do país. Prová-las é descobrir o real sabor e aroma dos trópicos.


Excelente fonte de vitaminas, sais minerais e fibras dietéticas esta suculenta fruta é recomendada para todas as idades. Utilizada em afecções pulmonares ( bronquite asmática, bronquite catarral e tosse), Gengivas inflamadas (gengivites, feridas na boca e no canto dos lábios). Úlceras de decúbito (escaras), úlceras varicosas.

Princípios ativos: Folhas e casca dos ramos contém óleo resina.

Fruto: vitaminas A, B, e C, celulose; fibras, sais minerais, proteinas, açucares e pigmentos.


Não é calórica como muitos pensam, situando-se entre a maçã e a cereja.

Prove a manga brasileira, uma fruta doce, polposa, atrativa e apetitosa, que proporciona um prazer sem igual.

Fontes: Brazilian Fruits; Variedades Brasileiras de Manga, de Luiz Carlos Donadio (ORG.); A Cultura da Mangueira, de Pedro Jaime de Carvalho Genú e Alberto Carlos de queiroz Pinto; Wikipédia; Mundo Estranho e Geocites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário