Livraria Cultura

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Morangos....saborosos, saudáveis e apaixonantes...hummmmm

O morango é um fruto originário da Europa e típico de países de clima frio. Pertence à mesma família das rosáceas, assim como a maçã, pêra, pêssego e cereja.
Ele contém grande quantidade de vitamina C, que evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, dá resistência aos tecidos, age contra infecções, ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias.
Ele possui também, em menor quantidade, vitamina, vitamina B5 (Niacina) e Ferro. A Niacina tem como função evitar problemas de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso e reumatismo; e o mineral Ferro é importante porque faz parte da formação do sangue.
Natural ou em sucos, o morango é recomendado como auxiliar do tratamento da gota e reumatismo. É ainda eficiente contra infecções do fígado, garganta e vias urinárias.
O morango amassado com mel é um bom remédio para os males dos rins; e sua folha em forma de chá, purifica o sangue, fortalece e alcaliniza o sistema nervoso, além de ser excelente diurético. É consumido in natura, e muito utilizado no preparo de tortas, musses, geléias, iogurtes, sucos, bolos, etc. Altamente sensíveis, os morangos não podem ser guardados por muito tempo, no máximo por três dias, na geladeira, sem serem lavados, pois a água favorece o apodrecimento. Seu período de safra é de julho a novembro.
Cem gramas de morango fornecem 35 calorias.
CURIOSODADE: É um pseudofruto, pois na verdade, o verdadeiro fruto são os "pontos pretos" ao redor do morango, porém, todo o útero do morango se torna carnoso e suculento.

Fonte: SECRETARIA DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO / BRASIL ESCOLA / WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário