Livraria Cultura

sábado, 8 de agosto de 2009

Homenagem aos Pais

Que delícia estar aqui novamente. Hoje o sol está radiante, com certeza os meus girassóis estão saltitantes. Sábado, dia de descanso, hoje em especial, para os atrasadinhos, é dia de comprar o presente do Papai. Já que estamos em ritmo de comemoração, vou fazer um breve relato, sobre a data. O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. Depois em 1909, nos Estados Unidos, Sonoro Luise resolveu criar o Dia dos Pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais, porém é comemorado no terceiro domingo de junho. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. (dia que tambem se comemora o dia do padrinho segundo a tradição católica). Fonte Wikipédia.
Então para fecharmos com chave de ouro o almoço em família (que vai ter o Chicken Pie..rsrsrs) e adoçar o domingo do seu Pai, afinal ele faz tudo para te ver feliz, vou dar uma receitinha de Trufa de chocolate com pimenta . Como sou filha da terra do Cacau, minha vida gira em torno do cacau, é um fruto de ouro, lindo e saboroso , vou falar um pouquinho sobre ele.

Quando os primeiros colonizadores espanhóis chegaram à América, o cacau já era cultivado pelos índios, principalmente os Astecas, no México, e os Maias, na América Central. De acordo com os historiadores, o cacaueiro, chamado cacahualt, era considerado sagrado. No México os Astecas acreditavam ser ele de origem divina e que o próprio profeta Quatzalcault ensinara ao povo como cultivá-lo tanto para o alimento como para embelezar os jardins da cidade de Talzitapec. Seu cultivo era acompanhado de solenes cerimônias religiosas. Esse significado religioso provavelmente influenciou o botânico sueco Carolus Linneu (1707 – 1778), que denominou a planta de Theobroma cacao, chamando-a assim de “manjar dos deuses”. O mundo civilizado só tomou conhecimento da existência do cacau e de chocolate depois que Cristóvão Colombo descobriu a América. Até então, eram privilégio dos Índios que viviam no Sul do México, América Central e bacia amazônica, onde o cacau se desenvolvia naturalmente em meio à floresta. Hoje, quase 5 séculos depois, derivados do cacau são consumidos em muitas formas, em quase todos os países, e fazem parte da vida do homem moderno. Estão presentes em todos os lugares: nas mochilas dos soldados e nas bolsas dos estudantes, em barras de chocolate de alto valor nutritivo; nos salões de beleza mais sofisticados, nas formas mais variadas de cosméticos; e nas reuniões sociais, através de vinhos e licores. Seus resíduos são utilizados como adubo e ração para os animais. Cacau lembra chocolate. Sempre foi assim, desde os astecas, que em suas cerimônias religiosas incluíam o Chocolate. Fonte: Ceplac

A RECEITA DE TRUFA DE CHOCOLATE COM PIMENTA

INGREDIENTES

200 g de creme de leite fresco
3 pimentas dedo - de - moça sem sementes e picadas
½ casca de laranja
3 colheres (sopa) de pimenta rosa
500 g de chocolate meio amargo picado
40 g de manteiga sem sal em tempera ambiente, picada
30 g de mel
Chocolate ao leite para banhar as trufas (500 g aproximadamente)

MODO DE PREPARO

Ferva o creme de leite com a casca de laranja, as pimentas picadas e a pimenta rosa por cerca de 15 minutos no fogo baixo.

Em uma tigela, coloque o chocolate e derrame o passado na peneira por cima, se necessário, leve ao microondas para derreter.

Junte a manteiga e espere derreter.

Coloque em uma forma com papel manteiga, cubra e deixe em lugar seco por cerca de 30 minutos.

Corte em cubinhos e passe no chocolate ao leite derretido e coloque no papel manteiga.

Leve à geladeira até endurecer e embrulhe.

Beijos....fiquem com Deus!! Papariquem muito os Papais, pois apeesar de muitos não demonstrarem também gostam de um denguinho. Felicidades, Luz e Paz!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário