Livraria Cultura

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

As flores de Girassol representam dignidade, glória e paixão, sugerindo uma altivez que se mantém com alegria, respeito e integridade.


Hoje é o meu primeiro dia....não vou negar que estou um pouco tensa, final sou uma simples mortal, não tenho técnicas e regras de internet. Vou escrevendo o que sinto, o que penso o que vivo e vivi. Usando as palavras do meu “amigo” Roberto Carlos...” Se chorei ou se sorri O importante É que emoções eu vivi......” Poderia começar o blog com diversos temas, sou curiosa e com certeza teremos muitos assuntos a serem discutidos e compartilhados. Hoje homenageio a minha flor preferida: Girassol, que deu nome ao meu Blog e a minha inspiração. Flor que rodopia em busca da luz, saltitante e vibrante. O seu nome científico é HELIANTHUS ANNUS - o que explica sua imponência e porte majestoso: a palavra HELIANTHUS significa "flor do sol" Planta anual, pertencente à família dasASTERACEAE, o girassol é originário da América do Norte e se reproduz por meio de sementes. Eram cultivadas pelos povos indígenas para alimentação, foram domesticadas por volta do ano 1000 a .c. A flor pode ser considerado a planta-símbolo do Novo Milênio. Trata-se de uma planta robusta e muito resistente, que produz flores na primavera e no verão, mas pode florescer o ano todo, especialmente sob temperaturas entre 18 e 30 graus C. Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraido o oléo de girassol que é comestível. A produção mundial ultrapassa 20 milhões de toneladas anuais de grão. A semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiro. Sua flor é comercializada como flor de corte. Existem dois grupos de variedades importantes: uniflor com haste única e uma flor terminal; multiflor com flores menores que com ramos desde a base que são mais utilizadas na confecção de bouquet. A semente do girassol tem sido utilizada no Brasil na produção de biodiese. Tem sido também uma boa alternativa para alimentação de gado, em substituição a outros grãos. As sua folhas podem podem inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenômeno alelopatia. Seu estilo exótico e sua cor, amarelo-sol, intenso trazem vida e muita energia aos ambientes. Por hoje é só, amanhã menos tensa, deixo uma receitinha especial para o fim de semana. Hoje foi só a apresentação, para me conhecerem melhor....Beijosssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário