Livraria Cultura

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Chega de violência...precisamos cortar esse mal pela raiz.

Saudades daquele tempo que era um prazer assistir aos telejornais, momento em que as famílias reunidas  contemplavam os acontecimentos. Hoje, dá um nó no peito, a garganta seca, o pensamento escurece e o coração entristece, só notícias tristes, tragédias, corrupção, maus tratos, descaso público com a população, avareza, luxuria, soberba e por ai vai.
Meu Deus, até onde iremos suportar. Tenho consciência que  carregamos parte da culpa por tudo isso. Deus nos deu o livre arbítrio, porém mesmo assim enviou o seu Filho para nos salvar.
Jesus suportou a dor da calunia, do desprezo, da crucificação por nós, sem distinção. E nunca nos abandonou e nem abandonará.
E com o retribuímos seu imenso amor? Na maioria das vezes com ira, rancor, ódio, desprezo, maldade, crueldade, pouco caso, desunião, falta de solidariedade, falta de calor humano....
Precisamos olhar para nos mesmo e dar um basta, chega de violência, o que acontece com a família do próximo, pode acontecer com a nossa família, ou mesmo conosco.

Por onde começar? Como começar? O que mobilizar? Quais os meios utilizar? São tantas perguntas para uma questão emergencial, ou melhor milhares de questões emergenciais.

Política publica é uma questão fundamental, que orienta e direciona todas as outras. Como um povo pode viver com qualidade de vida e alegria, se quem o governa a cidade, o estado, o país em que ele vive não dá a miníma por ele.

Política pública é definida como o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, no caso brasileiro, nas escalas federal, estadual e municipal, com vistas ao atendimento a determinados setores da sociedade civil. Elas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e, como se verifica mais recentemente, com a iniciativa privada.
Cabe ao Estado propor ações preventivas diante de situações de risco à sociedade por meio de políticas públicas. 

 A base é a educação. Nossas crianças precisam de educação, para tornarem-se adultos saudáveis.  produtivos, esclarecidos, detentores do próprio saber, provedores e cidadãos do mundo. O que vemos hoje são crianças jogadas a própria sorte, sem direito a uma educação com qualidade, sendo orientadas por uma sociedade violenta, egoísta e carente.

"Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina.

Precisamos de saúde pública de qualidade e dedicação dos profissionais envolvidos, uma população doente, caminha para o abismo, para o desamor para a descrença. Quem está doente precisa de um apoio, de uma palavra de esperança, uma luz no fim do túnel para quem precisa, e o que vemos hoje é hospitais como verdadeiros depósitos de gente, ou restos de gente. 


Uma das mais citadas definições de Saúde Pública é de Edward Amory (1877–1957), nos EUA, 1920 . 
"A arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade. Abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, a educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de [enfermagem] para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde".


Os programas de medicina preventiva, especialidade médica que se dedica a prevenção da doença, ao invés do seu tratamento, devem ser vistos como prioridade da saúde pelos governantes. Com hospitais bem equipados, profissionais qualificados e humanizados, programas e ações de promoção à saúde e de prevenção de doenças e de suas complicações, devem conscientizar a população da importância da realização de consultas, exames preventivos. e tratamentos adequados para terem assim uma vida saudável e feliz.   

Podemos citar aqui um famoso ditado popular muito usado por nossos avós: Prevenir é melhor que remediar. 


Hoje vou citar apenas estes três problemas, o  tema é extenso, ficaria a noite toda  escrevendo, porém os deveres caseiros me aguardam. Volto em outra oportunidade, dando continuidade ao meu pensamento. Eu sei que você também busca uma vida melhor, para si e todos os que lhe rodeiam. Quem não quer? Precisamos nos unir, juntar forças, novas atitudes e debatermos o assunto, pois juntos pensamos melhor. Outra coisa de máxima importância são as leis, o nosso código penal precisa ser urgentemente modificado e os problemas das drogas precisa ser tratado como caso saúde. Mais uma vez a saúde pública entre em questão. Nossos jovens estão adoecendo, que futuro teremos sem essa juventude. Aí entramos novamente na questão da violência. Definitivamente, chegou a hora da mudança...





Nenhum comentário:

Postar um comentário