Livraria Cultura

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Abóbora e seus benefícios

Hoje vou falar sobre essa maravilha de hortaliça que é a abóbora. 


Conhecida também em diversas regiões do Brasil como, jerimum, aboboreira, abobra, moranga, jurumu, etc, é muito apreciada em diversos pratos regionais. Nos Estados Unidos é utilizada também como adereço decorativo com velas internas acessas,  para a festa do Halloween - Dia da Bruxas.


Pé de Abóbora - Imagem Internet

Flora da Abóbora
Semente de Abóbora
 A abóbora é o fruto da aboboreira, uma planta rasteira da família das cucurbitáceas e cada fruto pode chegar a pesar 30 kg. Em seu interior há uma polpa, além de muitas sementes. Estudos relatam que as sementes de abóbora também ajudam a renovar os nossos genes,  também têm zinco, fortalecedor do sistema imunológico, que ajuda a limpar o organismo. A polpa de semente também ajuda a combater os vermes. “Bater em uma vitamina ou num suco vai ter uma ação vermífuga melhor, ai não precisa nem torrar vai usar in natura mesmo”.  O broto da abóbora também é uma ótima fonte de ferro e pode ser consumido refogadinho com temperos e ovo mexido que fica uma delícia. 
A abóbora é rica em fibras, carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas. Ela pode ser consumida de diversas formas, como ingrediente em saladas, pratos quentes, refogados, sopas, pães, bolos, doces, etc. Suas sementes, ricas em ferro, também podem ser torradas e consumidas como aperitivo. Ao comprar devemos escolher as abóboras sem sinais de ferimentos e que apresentem cascas sem brilho, sinal de elas já amadureceram. Entre as vantagens do seu consumo estão, a redução do colesterol, a melhora do humor e do sistema imunológico e a capacidade de auxiliar no emagrecimento. 



Para vocês uma receitinha de um prato típico do nordeste, fácil de fazer e muito apreciado por todos.

Cortadinho de Abóbora com carne do sol


Ingredientes:
- 300 gramas de abóbora cortadinha em pedacinhos - 500 gramas de carne do sol dessalgada e desfiada - 100 gramas de Cebola cortadinha ou raladinha - 01 tomate maduro, sem semente, picadinho - uma xícara de Coentro picadinho ou salsinha de preferir - uma xícara cebolinha picadinha - uma colherinha de azeite de oliva - Sal - alho

Modo de preparo: Refoge a cebola, o alho, o tomate e a carne com o azeite, depois coloca a abóbora e deixa refogar um pouquinho também, acrescenta uma xícara de água e deixa cozinhar até secar toda a água. Tempera com uma pitadinha de sal, o coentro e a cebolinha picadinhas.

Obs. Para quem gosta também pode acrescentar quiabo cortadinho, que fica uma delícia. 

Você também pode usar a própria abóbora para decorar e servir o picadinho. 



Pegue a moranga e lave bem. Coloque-a inteira dentro da panela de pressão, quando a pressão começar deixe por apenas 08 minutos cozinhando. Retire da panela e verifique com um palito de dente, ela deverá estar meio durinha, apenas pré-cozida. Faça uma pequena tampa na parte superior da moranga. Com uma colher retire o miolo e a semente deixe as paredes da moranga bem limpa sem nenhum bagaço. Depois que o refogado da abóbora e carne do sol estiver pronto, coloque dentro da moranga, tampe com a tampa retirada anteriormente e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. 



Sirva decorado com folhas de alface e acompanhada de arroz branco. 


Hum!! fica uma delícia!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário