...era um francês escultor . Apesar de Rodin é geralmente considerado o progenitor da escultura moderna, [ 1 ] que ele não partiu para se rebelar contra o passado. Ele foi educado tradicionalmente, teve uma abordagem artesão-como a sua obra, e pediu o reconhecimento académico, [ 2 ] embora ele nunca foi aceito na escola mais importante de Paris de arte.
Escultural, Rodin possuía uma capacidade única para modelar um complexo, superfície, turbulento profundamente embolsou em argila . Muitas de suas esculturas mais notáveis foram bastante criticado durante sua vida. Eles entraram em confronto com a tradição predominante figura escultura, em que obras foram decorativo, estereotipada, ou altamente temática.
Trabalho mais original de Rodin partiu de temas tradicionais da mitologia e alegoria , modelado o corpo humano com realismo , e comemorou o caráter individual e fisicalidade. Rodin foi sensível à controvérsia em torno de seu trabalho, mas se recusou a mudar seu estilo. Sucessivas obras trouxe favor crescente do governo e da comunidade artística.
Do realismo inesperada de sua primeira grande figura - inspirado por sua viagem à Itália 1875 - para os memoriais não convencionais cuja comissões ele procurou mais tarde, a reputação de Rodin cresceu, de tal forma que ele se tornou o escultor francês proeminente de seu tempo. Em 1900, ele era um artista de renome mundial. Ricos clientes privados procuraram trabalho de Rodin depois de sua Feira Mundial de exposição, e ele fazia companhia com uma variedade de alto perfil intelectuais e artistas. Ele se casou com seu companheiro ao longo da vida, Rose Beuret, no último ano de vida de ambos. Suas esculturas sofreu um declínio na popularidade após a sua morte em 1917, mas dentro de algumas décadas, o seu legado solidificado. Rodin continua a ser um dos poucos escultores conhecidos fora da comunidade das artes visuais.
![]() |
Rodin O Pensador (1879-1889) está entre as obras mais reconhecidas de toda a escultura. imagem - wikipedia |
Fonte - http://en.wikipedia.org/wiki/Auguste_Rodin
Nenhum comentário:
Postar um comentário