Livraria Cultura

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Solidão pode ser contagiosa como resfriado, diz estudo



Um estudo de três universidades dos Estados Unidos sugere que a solidão pode se espalhar entre grupos de pessoas como um resfriado forte.

A pesquisa da Universidade da Califórnia San Diego, Universidade de Chicago e de Harvard descobriu que as pessoas solitárias tendem a dividir a solidão com outras pessoas. Gradativamente, durante um período de tempo, essas pessoas acabam, em grupo, se afastando dos seus círculos socias.

"Detectamos um padrão extraordinário de contágio, que leva as pessoas à fronteira da rede social quando ficam solitárias", afirmou o psicólogo John Cacioppo, da Universidade de Chicago, um dos pesquisadores que participou do estudo. "Na periferia (da rede social) as pessoas tem menos amigos, e a solidão destas pessoas ainda as leva a perder os poucos laços que ainda tem."

No entanto, antes de cortar as relações, as pessoas que já estão na periferia das redes de contato social transmitem os sentimentos de solidão para os amigos que restaram, que também se transformam em pessoas solitárias.

"Estes efeitos significam que nosso tecido social pode se desgastar nas pontas, como um fio que está solto na ponta de uma blusa de malha", acrescentou Cacioppo.

O artigo foi publicado na revista especializada Journal of Personality and Social Psychology.

Leia mais no site da BBC Brasil


LENDO MAIS SOBRE O TEMA, ENCONTREI UM BLOG INTERESSANTE, ONDE UMA PESSOA QUE VEVENCIOU OU VIVENCIA A SOLIDAO D[A CINCO DICAS PARA ESPANTAR A TEIMOSA.
VALE A PENA VISITAR O BLOG - http://www.morandosozinho.ne

1 Arrume um animal de estimação

2 Treine o agradecimento do “seu” Oscar de melhor ator/atriz

3 Ouça as pessoas para fazer amizades

4 Faça uma festa…

5. O que você não deve fazer.
- Ir ao cinema sozinho
- Ir pra balada sozinho (inclui danceterias, choperias, bares e semelhantes)
- Falar que se sente sozinho.

COMO NAO PODEMOS DEIXAR A SOLIDAO TOMAR CONTA DA NOSSA VIDA, ELA E NECESSARIA MAS NAO IMPRESCENDIVEL VAMOS DESCONTRAIR COM A NOSSA QUERIDA MARISA MONTE...BEIJOSSSSSS

Dança da Solidão
Marisa Monte
Composição: Paulinho da Viola
Solidão é lava
Que cobre tudo
Amargura em minha boca
Sorri seus dentes de chumbo...

Solidão, palavra
Cavada no coração
Resignado e mudo
No compasso da desilusão...

Viu!
Desilusão, desilusão
Danço eu, dança você
Na dança da solidão...(2x)

Camélia ficou viúva,
Joana se apaixonou,
Maria tentou a morte,
Por causa do seu amor...

Meu pai sempre me dizia:
Meu filho tome cuidado,
Quando eu penso no futuro,
Não esqueço o meu passado
Oh!...

Desilusão, desilusão
Danço eu, dança você
Na dança da solidão
Viu!
Desilusão, desilusão
Danço eu, dança você
Na dança da solidão...

Quando vem a madrugada
Meu pensamento vagueia
Corro os dedos na viola
Contemplando a lua cheia...

Apesar de tudo existe
Uma fonte de água pura
Quem beber daquela água
Não terá mais amargura
Oh!...

Desilusão, desilusão
Danço eu, dança você
Na dança da solidão
Viu!
Desilusão, desilusão
Danço eu, dança você
Na dança da solidão...

Danço eu, dança você
Na dança da solidão...(2x)

Desilusão! Oh! Oh! Oh!..

Nenhum comentário:

Postar um comentário