Livraria Cultura

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Prêmio Nobel da Paz de 2009


OSLO - O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, FOI ELEITO NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA EM OSLO, NA NORUEGA, GANHADOR DO PR~EMIO NOBEL DA PAZ DE 2009.

A eleição de Obama surpreendeu a maioria dos especialistas já que ele não aparecia na lista dos favoritos ao prêmio.

Obama venceu graças aos esforços pela paz no Oriente Médio e pela tentativa de diminuir o armamento nuclear no mundo.

A Notícia dividiu os amercianos, uns acham que foi uma maneira de homenagear o presidente, outros pelo fato de ser negro, por passar para os americanos o desejo de mundança, já outros acham que a premiação vai prejudicar a comissão eo prêmio em si.

Segundo o comitê no Nobel, Obama recebeu o prêmio "por seus esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos".

Perguntado porque o prêmio foi dado a Obama menos de um ano depois que assumiu o cargo, o presidente do comitê do Nobel, Thorbjoern Jagland disse que o comitê queria "apoiar o que ele está tentando atingir".

Fontes Último Segundo, Estadão, Folha, o Globo.


O QUE É O PRÊMIO NOBEL DA PAZ?

O Nobel da Paz é um dos cinco Prémios Nobel, legado pelo inventor da dinamite, o sueco Alfred Nobel. Os prémios de Física, Química, Fisiologia/Medicina e Literatura são entregues anualmente em Estocolmo, sendo o Nobel da Paz atribuído em Oslo. O Comité Nobel norueguês, cujos membros são nomeados pelo Parlamento norueguês, tem a função de escolher o laureado pelo prémio, que é entregue pelo seu presidente (actualmente, o Dr. Ole Danbolt Mjøs). Na altura da morte de Alfred Nobel, a Suécia e a Noruega estavam em união pessoal, pela qual o parlamento sueco ficava responsável pela política internacional, estando o Stortinget (Parlamento norueguês) apenas encarregado da política interna norueguesa. Alfred Nobel decidiu, assim, que fosse a Noruega a decidir o laureado pelo Nobel da Paz, de forma a prevenir a influência de poderes políticos internacionais no processo de atribuição do Nobel.

De acordo com a vontade de Alfred Nobel, o prémio deveria distinguir "a pessoa que tivesse feito a maior ou melhor acção pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz".

Ao contrário dos outros prémios Nobel, o Nobel da Paz pode ser atribuído a pessoas ou organizações que estejam envolvidas num processo de resolução de problemas, em vez de apenas distinguir aqueles que já atingiram os seus objetivos em alguma área específica. É, portanto, um prémio Nobel com características próprias.
Fonte Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário