Livraria Cultura

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Petra - uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo

Petra (do grego "petrus", pedra; árabe: البتراء, al-Bitrā) é um importante enclave arqueológico na Jordânia, situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba. Em 7 de Julho de 2007 foi considerada, numa cerimónia realizada em Lisboa, Portugal, uma das Novas sete maravilhas do mundo.A 6 de Dezembro de 1985, Petra foi reconhecida como Património da Humanidade pela UNESCO. Wikiédia

Nós brasileiros precisamos atravessar o mundo, para conhecer Petra, na Jordânia. Para quem tiver a oportunidade vale a pena ir. É uma cidade que foi toda esculpida na pedra pelo povo nabateus, que ganhou o controle das rotas do comércio entre a Arábia e a Síria, lá pelo ano 6 a.c. Eles esculpiam nas rochas templos, castelos, igrejas e as obras de arte podem ser vistas pelos visitantes depois de uma longa caminhada. A obra mais importante é o Al Khazneh - A Câmara do tesouro, um dos locais mais bonitos de Petra.



O edifício da Câmara do Tesouro, em Petra, foi utilizado como cenário no filme Indiana Jones e a Grande Cruzada. O interior mostrado no filme não corresponde, no entanto, ao interior do dito edifício, tendo sido fabricado em estúdio.

Para quem for vale a pena conferir as belezas, as construções, o artesanato, os resorts, a cultura, as pessoas. Tudo é deslumbrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário