Livraria Cultura

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Greta Garbo - A Divina



Greta Garbo, nome artístico de Greta Lovisa Gustafson, que nasceu em Estocolmo, no dia 18 de Setembro de 1905 e faleceu em Nova Iorque, no dia 15 de Abril de 1990 foi uma atriz sueca. Com seu talento e aura de mistério, tornou-se uma das mulheres mais fascinantes da história do cinema.
Após a morte do pai, em 1920, Greta Gustafson deixou a escola e começou a trablhar, aos quatorze anos como tvålflicka (moça do creme de barba) numa barbearia.
As primeiras incursões de Greta no cinema foram em filmes publicitários para lojas de Estocolmo, entre elas a loja de departamentos sueca Paul U. Bergstrom (PUB), em 1921, onde trabalhava na seção de chapelaria.
Durante dois anos (1922-1924), Greta Gustafson estudou arte dramática na Academia Real de Teatro Dramático (Kungliga Dramatiska Teatern), quando foi descoberta pelo diretor finlandês Mauritz Stiller (1883-1928), que a partir de então passou a desempenhar a função de segundo pai para a jovem Greta. Apesar de todas as parcerias que ambos tencionavam fazer, Greta e Stiller só fizeram um único filme juntos: A Lenda de Gösta Berling 1924. Em 1925 Garbo e Stiller foram juntos para Hollywood contratados por Mayer, da MGM. De uma forma mais exagerada, a crença fanática de Stiller em Garbo era como a de Josef von Sternberg em Marlene Dietrich: um instinto criativo que só poderia ser realizado através da capacidade do cinema de tornar uma mulher maleável, numa imagem que preenchesse as necessidades emocionais do diretor e da platéia.
Porém, a atriz não alcançou sucesso imediato nos Estados Unidos. Uma das maiores dificuldades da recém-chegada de dezenove anos foi a língua. Garbo apenas engatinhava em seu estudo do inglês, e seu forte sotaque sueco era motivo de piada entre os colegas. Durante as filmagens de Os Proscritos (1926) por exemplo, ela e o diretor Monta Bell (1891-1958) mal se comunicavam sem intérprete. Mas com o tempo essa questão foi sendo resolvida; o inglês de Garbo era um britânico modificado com elementos americanos, e muito do seu impacto deriva desse exotismo.
A espera em Nova Iorque arrastou-se por um mês e deu nos nervos de todo mundo, principalmente de Stiller. Diz a lenda que a demora foi premeditada por Mayer, para "esfriar a cabeça de Stiller e mostrar quem era o patrão", até que algo inesperado aconteceu. Nesse meio tempo, Garbo conheceu o fotógrafo Arnold Genthe (1869-1942), e juntos eles fizeram uma memorável sessão fotográfica, publicada alguns meses depois, na Vanity Fair de novembro de 1925.
Quando Os Proscritos (1926), seu primeiro filme americano, estreou num pequeno cinema em Beverly Hills, ninguém reparou em Garbo e Stiller, que se sentaram discretamente no fundo da sala e sumiram tão logo terminou a projeção; não aparecendo na premiére, ela estabeleceu o próprio precedente. O que hipnotizou tanto o público, quanto os críticos e os executivos da MGM, foi o desempenho surpreendente da até então desacreditada atriz sueca. Assim sendo, o estúdio apostou alto no futuro de sua "sedutora": por declaração, e não por aclamação, e com o auxílio desavisado da imprensa, a MGM simplesmente proclamou Garbo uma grande estrela. Ficou famosa no cinema mudo, através de filmes como Terra de Todos (1926), iniciado por Stiller e concluído por Fred Niblo (1874-1948), A Carne e o Diabo (1927), Love(1927) e O Beijo (1929), de Jacques Feyder (1885-1948), Garbo protagonizou quase duas décadas de apoteose artística e comercial. A maneira completamente diferente com que Garbo utilizava o corpo em suas interpretações foi o que cativou o público norte-americano. Um de seus maiores triunfos foi o filme Grande Hotel (1932), no qual ela fala a famosa frase que a marcou pelo resto de sua vida: "I want to be alone". Considerado o primeiro filme "all-star" da história, juntar tantas estrelas num mesmo filme foi uma jogada ousada da MGM. Temia-se que o dinheito gasto com os altos salários jamais pudesse ser recuperado nas bilheterias; o resultado, no entanto, foi sucesso extremo, culminando com o Oscar de Melhor Filme de 1932. Greta abandonou repentinamente o cinema aos 36 anos, depois de filmar Duas Vezes Meu (1941), sob a direção de George Cukor (1899-1983). Muitos críticos alegam que Garbo permitiu a Cukor destruí-la em Duas Vezes Meu com sua tentativa frustrada de mudar a fórmula da atriz. Além disso, ele estava mais ocupado com sua própria ascensão e filmou tudo às pressas, pra logo em seguida poder se dedicar a Idílio a Muque (1942), filme igualmente desastroso com Norma Shearer (1902-1983), realizado seis meses depois de Duas Vezes Meu. Ambos foram fracassos de bilheteria e levaram suas estrelas a abandonarem suas carreiras. George Cukor defendeu-se, declarando que "as pessoas dizem gratuitamente que o fracasso de Duas Vezes Meu acabou com a carreira de Garbo. É uma simplificação grosseira... Com certeza a abalou, mas o que realmente aconteceu foi que ela desistiu; não quis continuar".
Fortemente abalada pelas duras críticas negativas que o filme Duas Vezes Meu recebeu nos meios de comunicação, e desiludida com o mundo devido à Segunda Guerra Mundial, Greta Garbo resolveu dar um tempo em sua carreira cinematográfica. Ela ainda era parte (embora periférica) da "elite do cinema", e ainda era muito solicitada, não só como presença social, como também para diversos papéis em cinema e teatro.
Viveu as últimas cinco décadas de sua vida reclusa em seu apartamento de sete quartos na East Side, rua 52, nº 450, em Nova Iorque, evitando a todo custo qualquer tipo de contato com a imprensa, por mínimo que fosse.À medida que a velhice chegava (aliada ao insistente hábito de fumar, que tinha desde os 12 anos), o organismo de Greta Garbo ia ficando cada vez mais frágil. Quatro dias depois de ser internada no New York Hospital, na rua 66, por causa de uma pneumonia, Greta Lovisa Gustafson morreu às 11h30 da manhã do dia 15 de abril de 1990, domingo de Páscoa. Cinco dias depois, era cinzas, e o lugar em que estavam as cinzas ficou em segredo durante algum tempo, até serem transferidas definitivamente para Estocolmo, onde foram depositadas no cemitério Skogskyrkogården.

FILMOGRAFIA

Filmes mudos
1920 - Mr. and Mrs. Stockholm - filme publicitário
1921 - O Cavaleiro Feliz (A Happy Knight)
1921 - Como Não Se Vestir (How Not to Dress) - filme publicitário
1922 - O Pão Nosso de Cada Dia (Our Daily Bread) - filme publicitário
1922 - Pedro, O Vagabundo (Luffar-Petter)
1922 - A Scarlett Angel (O Anjo Escarlate) - Greta aparece apenas como extra.
1924 - A Lenda de Gösta Berling (Gösta Berling's Saga)
1925 - A Rua das Lágrimas (Die Freudlose Gasse)
1926 - Os Proscritos (Torrent)
1926 - Terra de Todos (The Temptress)
1927 - A Carne e o Diabo (Flesh and the Devil)
1927 - Love
1928 - Mulher Divina (The Divine Woman)
1928 - Bela e Misteriosa (The Misterious Lady)
1928 - Mulher de Brios (A Woman of Affairs)
1929 - Orquídeas Selvagens (Wild Orchids)
1929 - O Direito de Amar (The Single Standard)
1929 - Os Homens (A Man's Man) - breve aparição ao lado de John Gilbert e do diretor Fred Niblo, interpretando a si mesma.
1929 - O Beijo (The Kiss)

Filmes sonoros
1930 - Anna Christie
1930 - Anna Christie (versão alemã)
1930 - Romance
1931 - Inspiração (Inspiration)
1931 - Susan Lenox (Susan Lenox: Her Fall and Rise)
1931 - Mata Hari
1932 - Grande Hotel (Grand Hotel)
1932 - Como Me Queres (As You Desire Me)
1933 - Rainha Cristina (Queen Christina)
1934 - O Véu Pintado (The Painted Veil)
1935 - Anna Karenina
1936 - A Dama das Camélias (Camille)
1937 - Madame Waleska (Conquest)
1939 - Ninotchka
1941 - Duas Vezes Meu (Two-Faced Woman)
WIKIPÉDIA


Um filme que me chamou a atenção - A Dama das Camélias, pois foi o primeiro livro que li na adolescência, escondido da minha mãe, até então só havia lido livros água com açucar. Eu saindo da infância, ainda ingênua, confesso que não entendi quase nada, ainda não havía sido despertada para o mundo das grandes paixões avassaladoras e dos amores proibidos. Mas, como já despertava a paixão pela leitura, lia tudo o que aparecia pela frente. Me marcou para sempre!
Devemos estimular a leitura, principalmente entre as crianças para que desenvolvam o aprendizado, o diálogo, o raciocínio, a interpretação e enriqueçam o vocabulário. Devemos começar incentivando em casa e na escola. Ler é cultura, saber,conhecimento, viagem, liberdade, educação, aprendizado. Beijos!!!


A Dama das Camélias foi escrito em 1848 por Alexandre Dumas filho inspirado por sua experiência pessoal. A obra é um documentário social e uma linda história de amor, entre uma cortesã e um jovem estudante de direito, meados do século XIX em Paris.

Informações Técnicas
Título no Brasil: A Dama das Camélias
Título Original: Camille
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 108 minutos
Ano de Lançamento: 1937
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.:
Direção: George Cukor


Elenco
Greta Garbo .... Marguerite Gautier
Robert Taylor .... Armand Duval
Lionel Barrymore .... Monsieur Duval
Elizabeth Allan .... Nichette
Jessie Ralph .... Nanine
Henry Daniell .... Barão de Varville
Leonore Ulric .... Olympe
Laura Hope Crews .... Prudence Duvernoy
Rex O'Malley .... Gaston

Nenhum comentário:

Postar um comentário